A Usina De Xingó, de
maneira geral, foi um avanço para o estado de Sergipe e é bastante admirada,
principalmente, por sua extensão ( é a 4º maior do Brasil). Mas nem sempre tudo
tem somente o lado bom da história, surgindo assim a contradição do que é
benéfico e maléfico. A seguir, alguns pontos positivos e negativos observados
pelo grupo.
Pontos Positivos
·
Após
a construção da Hidrelétrica, surgiram novas oportunidades de emprego;
·
A
cidade de Canindé atraiu muito mais turista, desenvolvendo a economia local e
movimentando o ramo cultural;
·
Graças
ao turismo intensivo, a cidade adquiriu uma melhor infra-estrutura;
·
Mostrou
ao país, a força do povo nordestino e da capacitação dos técnicos;
·
De
uma maneira ou outra, houve preocupação com a população sendo Canindé estudada
e alvo de simulações técnicas.
Pontos negativos
·
Mudança do habitat animal (Muitos ou morreram por causa dessa
mudança ou sofreram uma certa extinção da espécie , pois seu meio de reprodução
foi alterado);
·
Com a construção da barragem, a água tornou-se altamente poluída
prejudicando a respiração dos animais aquáticos e, inclusive, a saúde humana;
·
Como toda Hidrelétrica necessita de um reservatório, foram
destruídas árvores e a flora local, fazendo com que o terreno inunde com mais
facilidade. Onde era flora, agora é lago e isso influencia fortemente no clima,
pois a temperatura aumenta e o ciclo de chuvas é alterado. Além dessas conseqüências,
os proprietários de terras têm bastantes prejuízos, pois o solo perde a sua
fertilidade;
·
Ocorreu o desaparecimento de alguns trechos do rio, por onde
passava antes do seu desvio, diminuindo o seu nível;
·
A cultura também é afetada, pois com a inundação local, a população
ribeirinha é removida (podem estar em área de risco) da sua origem, deixando
assim toda uma história e momentos vividos para trás.
Enfim, toda obra de grande porte envolve uma ampla variedade de empresas técnicas especializadas e principalmente, a sociedade que de maneira geral sofre com a escassez dos recursos naturais influenciando o meio onde vive. Na nossa visita a Canindé do São Francisco o que percebemos é que a comunidade ribeirinha vive em função da Usina e mesmo com todo esse contraste benefícios-malefícios, as paisagens naturais e exuberantes atraem milhões de turistas, inclusive os estrangeiros.
Usina Hidrelétrica de Xingó Foto: Brenda Caroline
Grupo: Bianca Santos
Brenda Caroline
Larissa Lima
eu tirei nota 10,1 no meu trabalho obrigado
ResponderExcluirvc e muito esperto parabens (:
ExcluirMeu nome é Bianca Santos..... ashuashuashua
ResponderExcluirninguem quer saber
ExcluirOc tem Insta pq se eu precisar de ajuda tenho vc
Excluirpra mim ajudar num relatório
Pode mim falar seu insta ?
mim não conjuga verbo.
Excluireu fui pra esse local em um passeio de colegio, é muito bonito pessoalmente lindo
ResponderExcluirVocê me ajudou bastante em um trabalho que estava fazendo...obrigado.
ResponderExcluirmim nao conjuga verbo.
ResponderExcluir